A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, acompanhou a solenidade de posse da diretoria da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), terça-feira (3), em Porto Alegre. O juiz Daniel Neves Pereira assumiu a Presidência da AJURIS para o biênio 2026-2027.
A cerimônia, realizada no auditório do Foro Central do Tribunal de Justiça (TJ-RS), contou com a presença de dirigentes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e de associações estaduais. O juiz Ricardo Starling, diretor de Desportos da AMAERJ, também esteve no evento.
Eleito em dezembro, Daniel Neves Pereira sucedeu ao juiz Cristiano Vilhalba Flores, vice-presidente de Planejamento Estratégico da AMB. O novo presidente da AJURIS ingressou na Magistratura gaúcha em 2005. É titular do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Alegre.
Ao discursar, o magistrado destacou a importância da escuta qualificada e da construção coletiva de decisões. “Pretendo conduzir a AJURIS com unidade, escuta, diálogo e com profundo respeito à pluralidade da Magistratura gaúcha. O associativismo só faz sentido quando há espaço de pertencimento, não de divisão. Não existe Magistratura forte sem associativismo forte”, afirmou o juiz Daniel Neves Pereira em seu discurso.
Por vídeo, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, desejou sucesso à nova diretoria da AJURIS e exaltou a Magistratura. “É importante que, neste momento da história brasileira, nós possamos, juntos, dar à sociedade a certeza de que contam com juízas e juízes concursados altamente preparados, independentes e, por cima de tudo, íntegros. É isso que podemos oferecer ao povo brasileiro. É o que nos dá alegria de ser juízes”, disse o ministro.
Leia também: Imprensa noticia cerimônia de posse da AMAERJ, que será na próxima segunda-feiraNovos juízes de 1ª Entrância tomam posse em solenidade no Tribunal de JustiçaEvento da EMERJ sobre prova digital no Processo Penal reunirá magistrados do TJ-RJ
