O Theatro Municipal do Rio de Janeiro será palco, nesta quinta-feira (23/10), da Mostra Desengavetando, evento dedicado ao cinema independente e à arte de contar histórias. Nesta edição, a mostra celebra o cinema negro, com uma programação composta por documentários e ficções que refletem memória, identidade e resistência. A entrada é gratuita e a inscrição deve ser feita previamente através de formulário on-line.
Entre os destaques da noite está o documentário Camisas Negras: Uma Jornada Histórica, dirigido por Thais Vieira e realizado com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com o Club de Regatas Vasco da Gama.
O filme nasceu de um ciclo de oficinas audiovisuais promovidas em colaboração com o clube, resgatando a trajetória do time conhecido como Camisas Negras, símbolo da luta antirracista no futebol brasileiro.
“O apoio a obras como Camisas Negras reafirma o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a produção audiovisual fluminense e ampliar o acesso à formação cultural. E promover oficinas que resultam em filmes como esse é fundamental para revelar novos talentos, estimular a criação coletiva e garantir que diferentes vozes e narrativas encontrem espaço nas telas. As oficinas desenvolvidas mostraram o quanto a cultura pode ser um espaço de diálogo e reflexão, especialmente para jovens, ao abordar temas como identidade, memória e luta antirracista”, afirma Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Após a sessão, o público é convidado para uma conversa especial com os realizadores, abordando o processo criativo e os temas que atravessam os filmes, como ancestralidade, identidade e os caminhos da produção independente no Brasil.
“A Mostra Desengavetando nasce de uma dor de artistas independentes que não têm onde exibir seus filmes e muitas vezes engavetam esses projetos. Então, buscando esse acesso a exibições e a diálogos com o cinema, nós criamos essa mostra que visa justamente trazer ao público, principalmente para quem é do subúrbio, esse diálogo não só com o cinema, mas com os realizadores locais. E, claro, se possível, levar esse diálogo para fora do subúrbio também”, explica Roberto Costa, idealizador da Mostra Desengavetando.
Com edições anteriores realizadas em espaços culturais do Rio de Janeiro, como a Areninha Cultural Terra, a Mostra segue ampliando seu alcance, consolidando-se como uma plataforma de difusão e valorização do audiovisual independente brasileiro.
Programação da Mostra Desengavetando – Edição Theatro Municipal:
Camisas Negras: Uma Jornada Histórica, de Thais Vieira; Ironides Rodrigues: Vida e Trajetória, de Roberto Costa; Meu Kota, de Armando Lima; Um Encontro com Stella, de Mariane Duarte;
Serviço
Data: 23 de outubro (quinta-feira) Horário: 18hLocal: Sala Mário Tavares – Prédio Anexo do Theatro Municipal do Rio de JaneiroEndereço: Avenida Almirante Barroso, 14 – Centro, RJInscrição: https: //forms.gle/aQTzMYW3xEkFwbtx7 Entrada: gratuita