A 5ª edição da Caminhada Negra, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em 14 cidades do país em comemoração pelo Dia da Consciência Negra, acontecerá no Rio de Janeiro neste sábado, dia 1º de novembro. Com o apoio da AMAERJ, o evento acontecerá junto da 6ª “Trilha da Memória”, promovida pelo Núcleo de Atenção e Promoção à Justiça Social (Napjus) do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).
As iniciativas marcam o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e têm como objetivo exaltar o valor histórico da cultura e do legado do povo negro, além de reconhecer sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.
O ponto de encontro será o Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, onde a caminhada se inicia às 9h. Com paradas em locais de grande importância histórica, como o Mercado de Escravizados, o Cais do Valongo (reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade) e o Cais da Imperatriz, a trilha se encerra no Cemitério dos Pretos. Haverá tradução em Libras.
Clique aqui para se inscrever gratuitamente. As vagas são limitadas.
A servidora e historiadora Tatiana Brandão é guia voluntária deste circuito, que abrange a região conhecida como “Pequena África”. Confira o itinerário completo:
Edição de 2024
Em 30 de novembro de 2024, magistrados, servidores e familiares participaram da ação, que contou com as presenças da presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, e do diretor Cultural da Associação, desembargador Wagner Cinelli.
Leia também: AMAERJ e COMAQ lançam na EMERJ cartilha com orientações sobre os Núcleos de Justiça 4.0 | AMAERJMagistrados do Rio participarão de webinar da EMERJ sobre Inteligência ArtificialSala de Troféus da AMAERJ tem 150 itens históricos do esporte associativo
