Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Rio de janeiro
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Rio de janeiroInforme Rio de janeiro
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AMAERJ

Encoge é aberto no TJ-RJ com a presença da presidente da AMAERJ, de ministros e magistrados de todo o país

29 de outubro de 2025
Compartilhar

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) sediou, na noite desta quarta-feira (29), a abertura do 96º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (Encoge). A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, discursou na solenidade, que reuniu ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e magistrados estaduais e federais no Plenário Ministro Waldemar Zveiter.

Ao discursar, a presidente Eunice Haddad ressaltou que o evento tem papel fundamental. “O Encoge é uma oportunidade de reafirmar o compromisso do Poder Judiciário com o aprimoramento da prestação jurisdicional. Entre os temas que serão debatidos neste encontro, destaca-se a independência da Magistratura, que é essencial no Estado Democrático de Direito. Defender a independência da Magistratura é proteger a própria democracia”, afirmou.

“O trabalho dos corregedores é, antes de tudo, um compromisso com o fortalecimento da Magistratura e com a confiança da sociedade no Poder Judiciário. A AMAERJ reafirma sua disposição permanente ao diálogo com as Corregedorias na defesa da independência judicial, no bem-estar dos magistrados e na eficiência da prestação jurisdicional”, frisou a juíza Eunice Haddad.

O encontro é organizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Rio, em parceria com o Colégio de Corregedoras e Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE). Simultaneamente será realizado o 8º Fórum Fundiário Nacional.

O desembargador Ricardo Couto, presidente do TJ-RJ, disse que é uma alegria trazer o Encontro para o Rio e realçou a importância da atividade das Corregedorias atualmente. “Vivemos em tempos difíceis, principalmente no nosso país, mas é também um período de esperanças, com transformações e melhorias na prestação jurisdicional – e a atividade da Corregedoria nos traz exatamente essa esperança”, ressaltou.

Ao comentar a programação dos três dias de encontro, o desembargador Claudio Brandão destacou a parceria da AMAERJ. “Vamos discutir questões relacionadas a serviços judiciais e, nesse ponto, a AMAERJ tem uma participação muito importante porque vem apoiando e colaborando com a realização deste evento desde o início”, afirmou o magistrado, que reforçou o objetivo do Encoge: “Tenho certeza de que, a partir dos debates que serão realizados, vamos conseguir avançar em questões que são essenciais, não só para a atuação administrativa de cada um de nós, mas para toda a sociedade brasileira.”

O ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do STJ e corregedor-geral da Justiça Federal, rememorou a história da atividade dos corregedores e exaltou o TJ-RJ por sediar a iniciativa. “Quero registrar meu orgulho por ter integrado este Tribunal, que agora sedia um encontro dessa relevância, que é o 96º Encontro dos Corregedores junto ao 8º Fórum Fundiário Nacional. Isso traz ao Poder Judiciário uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, um prestígio muito grande”, disse.

O desembargador Gilberto Barbosa, presidente do CCOGE, explicou que o encontro é, tradicionalmente, espaço de escuta e construção coletiva. “A grandeza deste encontro está em sua vocação pedagógica e federativa. É aqui que transformamos a experiência em sabedoria. Cada debate, cada mesa, cada diálogo é um passo na direção de um Judiciário mais moderno, mais humano e, acima de tudo, mais próximo da cidadania”, afirmou.

No final da solenidade, o presidente do CCOGE prestou homenagem ao desembargador Claudio Brandão pela organização da 96ª edição do Encoge. “O esmero na execução e o acolhimento fraterno dispensado aos participantes refletiram o espírito de dedicação e a marca de grandeza com que vossa excelência dignifica a Magistratura fluminense e contribui para o fortalecimento do Sistema de Justiça brasileiro”, disse o desembargador Gilberto Barbosa. O corregedor do Rio recebeu uma placa com o registro do reconhecimento.

Também estiveram presentes os ministros Antonio Saldanha e Marco Aurélio Bellizze, do STJ, dirigentes associativos e magistrados de todo o país.

Confira a programação dos próximos dias:

2º dia – quinta-feira

Na manhã de quinta-feira (30), o ministro Antonio Saldanha apresentará o painel “Atuação Integrada das Corregedorias de Justiça”, no auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim (4º andar do Fórum Central).

Além das conferências, o evento terá oficinas temáticas e diálogos em busca da excelência na prestação jurisdicional, com temas como juízo de garantias, complexidade processual, proteção de crianças e adolescentes, e segurança patrimonial da pessoa idosa.

À tarde, o Fórum Fundiário Nacional tratará de temas como a regularização fundiária da Fazenda Nacional de Santa Cruz, os desafios do registro dos imóveis da União nos terrenos da Marinha e situação territorial dos imóveis rurais no Piauí.

3º dia – sexta-feira

“Gestão de Qualidade para o Extrajudicial” será um dos temas tratados na sexta-feira (31). O 96º Encoge será encerrado com a divulgação da Carta do Rio de Janeiro, documento que reúne as principais propostas debatidas durante os três dias do evento.

Leia também: Juíza Eunice Haddad é homenageada pelo Colégio de Corregedores dos Tribunais

Leia também

Juíza Eunice Haddad é homenageada pelo Colégio de Corregedores dos Tribunais

Associados poderão votar nas eleições da AMB pela internet, na AMAERJ ou por carta

Caminhada Negra acontecerá em conjunto com a Trilha da Memória neste sábado, no Rio

Velório da mãe do juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar será nesta quinta-feira, em Niterói

Presidente da AMAERJ participa de reunião da Frentas sobre a Reforma Administrativa

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

AMAERJ

Juíza Eunice Haddad é homenageada pelo Colégio de Corregedores dos Tribunais

29 de outubro de 2025
AMAERJ

Associados poderão votar nas eleições da AMB pela internet, na AMAERJ ou por carta

29 de outubro de 2025
AMAERJ

Caminhada Negra acontecerá em conjunto com a Trilha da Memória neste sábado, no Rio

29 de outubro de 2025
AMAERJ

Velório da mãe do juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar será nesta quinta-feira, em Niterói

29 de outubro de 2025
AMAERJ

Presidente da AMAERJ participa de reunião da Frentas sobre a Reforma Administrativa

29 de outubro de 2025
AMAERJ

Juíza Eunice Haddad acompanha última sessão de conselheiro do CNJ

29 de outubro de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Rio de Janeiro