O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ), promove o Show das Matas, um encontro cultural que une artistas e povos tradicionais da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. O projeto realiza apresentações em Lyon e Paris, entre os dias 6 e 9 de novembro, com o objetivo de fortalecer o diálogo intercultural e a presença da cultura fluminense nas ações prévias à COP-30.
O projeto é idealizado pelo DJ e produtor MAM, criador do Demarcação Já Remix, e promove a conexão musical entre os biomas brasileiros, integrando artistas, cantos tradicionais e ritmos eletrônicos contemporâneos. As apresentações contam com a participação de Djuena Tikuna, Tupãzinho Guarani, Rodrigo Sha, Diego Janatã e um coral indígena formado por representantes Guarani, Tupinikim e Tikuna, vindos de Angra dos Reis e Maricá.
“Este encontro mostra a força da música como ponte entre culturas e biomas. Estamos levando o som das florestas brasileiras para dialogar com o mundo”, afirma DJ MAM.
O intercâmbio é viabilizado pelo edital Mobilidade RJ, da SececRJ, criado para viabilizar a circulação de projetos culturais de artistas fluminenses em todo o território nacional e também no exterior, com um investimento total de R$ 4,1 milhões. Entre os contemplados, estão nove artistas que vão à França para fortalecer a presença da cultura fluminense em espaços de prestígio internacional e ampliar o diálogo intercultural entre povos tradicionais e o público europeu.
“O Estado do Rio de Janeiro vem realizando um trabalho de internacionalização das artes, com valorização da cultura fluminense no território e para além dele. Entendemos que a nossa riqueza cultural, um dos principais ativos brasileiros para o mundo, precisa e deve ser ainda mais conhecido e projetos como o Show das Matas reforça o nosso compromisso com a cultura local e a promoção da nossa arte e ancestralidade”, reforça a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Cultura fluminense rumo à COP-30
O Show das Matas integra as ações da SececRJ voltadas à promoção da cultura fluminense no contexto das discussões sobre sustentabilidade e valorização dos povos originários. A presença na França reforça o compromisso do Estado com a diversidade cultural, a decolonização dos espaços artísticos e a projeção internacional da arte brasileira.
Programação
6 de novembro – Musée des Confluences, LyonDJ MAM realiza uma trilha sonora ao vivo para o filme Amazonas, O Maior Rio do Mundo, considerado o primeiro longa-metragem rodado na Amazônia. O filme, desaparecido desde a década de 1930, foi redescoberto em 2023 no Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca e confirmado pela Cinemateca Brasileira.
8 de novembro – Musée des Confluences, LyonApresentação do Show das Matas, com DJ MAM, Djuena Tikuna, Tupãzinho Guarani, Rodrigo Sha, Diego Janatã e o coral indígena Guarani Tupinikim Tikuna, unindo cânticos tradicionais e música eletrônica.
9 de novembro – Musée du Quai Branly, ParisEncerramento da turnê com uma nova apresentação do Show das Matas, no principal museu etnográfico da França.
